Formas de Wing Chun

O sistema Wing Chun (Ving Tsun) consiste em três formas de mãos vazias, Sil Lim Tao (Pequena Ideia), Chum Kil (Ponte de Busca) e Biu Tze (Empurrando os Dedos). Essas três formas criam um léxico ou uma biblioteca de técnicas e princípios no sistema Wing Chun (Ving Tsun). Cada uma das formas de mão livre do Wing Chun (Ving Tsun) constrói uma base para a próxima forma.

Wing Chun Forms Ip Man

Imagem de Ip Man praticando Wing Chun

Formas de Wing Chun

Formas de Mão Livre do Wing Chun

O sistema Wing Chun (Ving Tsun) consiste em três formas de mãos vazias, Sil Lim Tao (Pequena Ideia), Chum Kil (Ponte de Busca) e Biu Tze (Empurrando os Dedos). Essas três formas criam um léxico ou uma biblioteca de técnicas e princípios no sistema Wing Chun (Ving Tsun). Cada uma das formas de mão livre do Wing Chun (Ving Tsun) constrói uma base para a próxima forma.

Sil Lim Tao (Sil Nim Tao) – Forma da Pequena Ideia

A forma Sil Lim Tao é a primeira forma que os alunos de Wing Chun (Ving Tsun) aprendem. Embora a forma em si seja "simples" quando comparada a outros sistema de artes marciais na superfície, para executar o Sil Lim Tao corretamente, um praticante deve manter vários princípios em mente. Esses princípios ajudam o praticante de Wing Chun (Ving Tsun)  a auto-corrigir quaisquer erros durante a execução do Sil Nim Tao.

O Sil Lim Tao fornece ao aluno uma aplicação das seguintes teorias e princípios do Wing Chun (Ving Tsun):

  • Linha central
  • Direcionamento
  • Portões
  • Unificação da estruta
  • Posição (Yee Gee Kim Yeung Ma)
  • A relação Tan, Bong & Fook
  • Alinhamentos

Pessoas de todas as idades e capacidades são bem-vindas a experimentar o Wing Chun. As artes marciais chinesas são mentais, espirituais e físicas, desenvolvendo imensamente o aluno Ving Tsun em muitos níveis.

O Sil Lim Tao fornece ao praticante de Wing Chun (Ving Tsun) todas as principais técnicas ou posições das mãos no Wing Chun. Pode-se dizer que o Sil Lim Tao é a base de todo o sistema Wing Chun. Somente com prática e correção diligentes o praticante de Wing Chun poderá passar para o formulário Chum Kil (Ponte de Busca). Se um aluno passar para o Chum Kil sem uma sólida compreensão dos conceitos e princípios corretos encontrados e ensinados na forma Sil Lim Tao, a jornada levará mais tempo. A melhor analogia de progredir rapidamente é ​​tentar correr antes que você possa realmente andar. Você conseguirá, mas cairá muito mais e levará mais tempo para dominá-lo.

Chum Kil (Chum Kiu) – Forma da Busca de Ponte

A forma Wing Chun (Ving Tsun) de Chum Kil, é a segunda forma de mão vazia que um praticante de Wing Chun aprende. Como mencionado acima, sem uma sólida compreensão e um domínio rudimentar do Sil Lim Tao, aprender e executar corretamente a forma Chum Kil será difícil e assustador para o praticante. A forma Chum Kiu agora introduz footwork, movimento, giro e centralização para o praticante de Wing Chun. Ao observar a forma de Chum Kiu, deve-se notar que o praticante está aprendendo a procurar uma ponte para seu oponente e que o núcleo da forma de Chum Kil cobre táticas defensivas no sistema Wing Chun (Ving Tsun).

A forma Chum Kil agora pega os princípios aprendidos no Sil Lim Tao e os aplica dinamicamente ou em movimento. Juntamente com o ensino de conceitos de:

  •       Centralização
  •       Equilíbrio
  •       Energia de avanço e rotação
  •       Footwork / Stepping
  •       Che Ma (cavalo de giro)
  •        Chute

Biu Tze (Bil Jee or Bil Tze) – Empurrando os Dedos

A terceira forma de mãos vazias do sistema Wing Chun (Ving Tsun) é o Biu Tze ou forma ‘Empurrando os Dedos’. Como em todas as outras formas de Wing Chun, sem uma sólida compreensão e bons blocos de construção feitos e configurados pelas formas Sil Lim Tao e Chum Kiu form, a forma Biu Jee causará apenas confusão e frustração para o estudante de Ving Tsun student.

A forma Bil Tze também é chamada de “Forma de Emergência” para quando sua linha central for comprometida. Essa é uma forma passada através dos anos como “secreta” e treinada apenas à noite ou com portas fechadas.

A forma Bil Jee enfatiza, acima de tudo, o retorno ao centro, a aplicação de poder de alcance e geração curta, e o uso de cotovelos, gaun sau e bil sau. Pode ser isto que a forma Biu Tze é completamente ofensiva em suas táticas e técnicas.

Deve ser dito que a porque as formas de Wing Chun (especialmente se comparadas com outros sistemas de artes marciais) são curtas, diretas e “sem flores”, é possível aprender todas as técnicas de maõs vazias de Wing Chun (Ving Tsun) em meses, mas para realmente dominar e entendê-las, pode levar anos de dedicação e prática.

Scroll Up